Curta Nossa Página do Facebook!

  • expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

    segunda-feira, 18 de junho de 2012

    FIT BH 2012 e CARAVAGGIO


    Aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 09 a 24 de junho o FIT 2012 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO. E a nós da NOSSA CIA. DE TEATRO e a Cia. Doce. Fomos até Belo Horizonte pra conferir tudo de novidade no mundo do teatro.



    Assistimos a performance de Matéria Prima (FRANÇA) de Olivier de Sagazan e participantes da oficina ministrada durante a Festival exploraram a gestualidade e a interação a partir do barro, matéria-prima com a qual o artista desenvolve seus estudos.




    Conferimos também a apresentação do Fondazione Potedera Teatro(Itália), uma belíssima performance de rua. Lisboa é um espetáculo de rua dedicado ao grande poeta Português Fernando Pessoa e da cidade onde ele passou a maior parte de sua vida a Lisboa. 

    Dez figuras em preto - a Pessoa heterónimos - acompanhar o poeta para visitar a cidade e suas praças e ruas, assim, tornar-se o lugar onde as ações, as canções, a música e as palavras marcadas em coro, recriar a atmosfera de antiga capital de Portugal. O city tour é feito com 11 bicicletas, de tempo em tempo, criar arquivos, matrizes, rotundas e quedas cruzamento e envolver o público e transeuntes, projetando em um momento atemporal.



    Além de Lisboa o grupo também apresentou ÁBITO, inspirada no “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, faz uma homenagem necessária ao grande poeta e escritor português, que parece se tornar cada vez mais contemporâneo conforme seus trabalhos vão sendo redescobertos e publicados.




    Também conferimos do clássico  Romeu e Julieta feito pelo Grupo Galpão (BRASIL)  de uma maneira simples juntando-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil.
     bem brasileira. E não perdendo o sentido da mais conhecida história de amor da humanidade, a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Esse conceito sustenta todo o espetáculo, especialmente na figura do narrador, que rege toda a ação com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.




    E pra fechar o fim de semana, visitamos a grande exposição de CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES na Casa FIAT de Cultura. A Exposição é aberta ao público em Belo Horizonte nesta terça-feira (22), na Casa Fiat de Cultura. A capital mineira é a prime ira cidade da América do Sul a receber a mostra do pintor italiano. O artista é um dos mais famosos do estilo barroco.

    Além dos seis quadros de Caravaggio, 14 quadros de contemporâneos do pintor, que nele se inspiraram, vão estar expostos. Quando chegaram ao centro cultural, o material da exposição precisou ficar durante dois dias fechado, dentro de caixas, para se adaptar ao novo clima. Segundo especialistas, o valor das obras é incalculável. Mas o seguro que resguarda o material tem valor de R$ 2 milhões.

    A exposição fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h. Nos sábados e feriados, o horário de funcionamento é das 14h às 21h. A Casa Fiat de Cultura fica na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, no bairro Belvedere. A entrada é gratuita. A mostra pode ser vista até o dia 15 de julho.



    E também a exposição do grego Giorgio de Chirico, um dos precursores do surrealismo, também ganhou espaço especial na Casa Fiat. Apelidado de 'tradutor de sonhos', o artista iniciou na Itália o movimento conhecido por pintura metafísica, Suas obras inspiraram artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Iberê Camargo.

    Na capital mineira estão expostas esculturas, litografias e pinturas da última fase de De Chirico, morto em 1978.

    A mostra está aberta de terça a sexta-feira das 10h às 21h e sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. A entrada é de graça e tem até transporte gratuito que sai da Praça da Liberdade. 









    Nenhum comentário:

    Postar um comentário